Centro Metropolitano

Centro Metropolitano, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Information

  • Tipo: Residencial e Comercial
  • Quarteirões: 19
  • VGV: R$ 7 bilhões
  • Área total edificável: 930.000 m²
  • Área total de construção: 1.860.000 m²
  • Extensão de avenidas: 5.000 m
  • Largura de avenidas: 25, 50 e 100 m

Description

Área concebida pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa na década de 60 localizada na Avenida Abelardo Bueno (conhecida como Boulevard Olímpico) esquina com a Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, próximo à Cidade Olímpica. Esta área denominada CENTRO METROPOLITANO, destinada a ser o novo centro comercial do Rio de Janeiro inclusive com todos os prédios administrativos e governamentais.

Está localizada no Centro Geométrico da cidade e inicialmente, comportava prédios de até 60 andares. Como encontrava-se próxima do aeroporto de Jacarepaguá, o gabarito foi reduzido devido ao cone de aproximação, passando a comportar prédios de até 35 andares. 

Dos seus 4,5 milhões de metros quadrados, para aprovação deste mega loteamento, foi exigido pelo Município a doação de 66% desta área, em forma de grandes avenidas, desde 25 e 50 metros de largura e seus dois eixos principais com 100 metros de largura, fora os grandes cinturões verdes de parques e áreas para mobiliário urbano e interesse público no seu entorno.

O resultado deste loteamento foi a legalização de 88 quarteirões iguais com cerca de 16.000m 2 cada um e potenciais diversos, dependendo da localização diante do cone de aproximação do aeroporto de Jacarepaguá, além de outras quadras no entorno com tamanhos diversos.

O total da área foi convertido em 4,5 milhões de metros quadrados de área total edificável (ATE). O Centro Metropolitano corresponde em área a 2,5 vezes o tamanho do bairro Leblon. Estima-se que a futura população residente e flutuante será de cerca de 160 mil habitantes, após seu completo desenvolvimento.

Grandes equipamentos já foram construídos no local. O Shopping Metropolitano, com 43.000m 2 de área bruta locável (ABL) bem como o luxuoso hotel 5 estrelas da cadeia Hilton.

O Grupo tem a propriedade de 19 quarteirões que contêm um VGV (valor geral de venda) potencial de mais de R$ 8 bilhões e uma ATE (área total edificável) de 1.030.000 m2 com uma área total de construção de mais de 1.850.000 m2, onde já vêm sendo urbanizados seus mais de 5.000 metros de extensão de avenidas de 25, 50 e 100 metros de largura. Em 4 destes quarteirões já encontram-se com Habite-se os empreendimentos comerciais denominados Worldwide Brookfield Place Offices e o One World Offices Brookfiled Place. Ainda em desenvolvimento, com unidades comerciais e residenciais o Union Square Brookfield Place e o Soho Residence.

Os 15 quarteirões restantes estão destinados ao uso misto, ou seja, comercial, residencial, hotéis, shopping centers, hospitais, faculdades, enfim, todo tipo de equipamento urbano. Com diversos aproveitamentos de uso e potencial para cada quadra, estas podem ser aproveitadas para projetos Build to Suit, objetivando futura locação e venda para grandes empresas.

Video

Location

Call now:
(21) 2139-0888
Contact Us